E-familynet.com Ticker

sábado, 31 de dezembro de 2011

6 meses

No dia 21 de dezembro, completei 6 meses. Agora, deixei de ser só um nenezinho e já tô me tornando um bebê adulto. É uma fase de muita evolução. Hoje eu já rolo na cama, adoro pegar coisas nas duas mãos e fazer batucada em meus brinquedos. Também é fase de muitos sons novos:  ta-ta-ta-ta, ne-ne-ne, etc.

Também tenho que começar a cuidar dos dentes:


Enfiar a cara nos estudos:



Ir na feira para levar comida para casa:

domingo, 25 de dezembro de 2011

Primeiras doenças

Estava tudo muito bom para ser verdade. Apesar de espirrar 4 vezes quando acordo (igual a tio Robinho) e tossir alto quando me encontro sozinho no berço (puro dengo), eu nunca havia gripado.

Mas meu pai gripou e, ao ficar comigo um final de semana inteiro (vovó tinha viajado e mainha tava trabalhando), passou para mim minha primeira gripe. Tossi bastante e tive um pouco de corize e catarro. Nada de mais. Para minha mãe, era como se eu tivesse na UTI.



Porém, quando já tinha curado da gripe, minha mãe encontrou umas marquinhas brancas dentro da minha boca, como se fossem aftas. E veio o diagnóstico: sapinho ou Candida albicans.

Nunca fui numa micareta, nunca beijei bocas desconhecidas e já peguei essa boqueira! Bom, pelo menos estarei imunizado para o futuro. Minha mãe me contou que essa infecção é causada pela sujeira das coisas que eu coloco na boca: dedos meus, dedos dos outros, brinquedos, chupeta, mamadeira, bichinhos de pelúcia - enfim, tudo!

Essas duas alterações na minha saúde mudaram muito minha vontade de comer. Diminui a quantidade de leite e quase não como mais legumes cozidos. Ainda estou em tratamento passando pomada e um remedinho que pinga.

Meu primeiro Natal

Ano passado, eu curti o natal na barriga da mamãe. Mas aqui fora é bem mais legal.

Dá para montar a árvore...


E depois curti-la...


Ganho presentes e recebo visitas muito legais...


Inclusive já aproveitei o presente!


Tem uma ceia bem gostosa...


Mas, no final, bom mesmo é dormir no colo de mainha.

Tratamento dos pezinhos IV

Estamos todos muitos felizes!

Fomos na consulta com nosso amigo ortopedista Daniel e, após 3 meses com a Pitita por 23h diárias, consegui meu regime semi-aberto! Isso quer dizer que usarei a botinha por 14 horas diárias - 12h à noite e mais 2h no meio da tarde.

Agora estou livre (em condicional, mas livre) para engatinhar, usar o sling, usar o bebê bag, quebrar as coisas dentro de casa, enfiar o dedo na tomada  - opa, essas duas últimas tem que ver direitinho com mainha e painho. Afinal, estou de condicional.

Mudanças na comida II

Depois de liberar o consumo de frutinhas, a médica liberou que eu comesse legumes cozidos. Tem até um cardápio:

cenoura + inhame + chuchu      ou
abóbora (jerimum) + batata + couve-flor

Tudo uma delícia! Para me dar comida, são vários passos:

1) preparação da comida: cozinhar tudo e machucar com o garfinho. Colocar no prato. Começo a aguar.

 2) posicionamento: colocar o babador e me sentar no carrinho. Momento de muitos gritos, pois quero comer já!

3) Comer tudo com a colherzinha torta. Em homenagem aos meus pés, minha colher também é torta


4) Pausa para limpar a boca, pois sou muito higiênico


5) Depois de satisfeito, sempre deixo uma sobrinha pro meu pai. Fico completamente sujo e cansado.

domingo, 6 de novembro de 2011

Vida de bebê não é nada fácil...

No dia 29/10 meus pais chamaram a fotógrafa Daiane para tirar umas fotinhos minhas... afinal, já sei sorrir e fazer poses.
Pensei que as fotos seriam rápidas e logo abri vários sorrisos!!

Mas demorou um pouquinho pois minha mãe tem muitas idéias e me colocou em várias posições:
No trocador




no meu bercinho









juntinho com meus pais




na rede








no moisés

em cima das costas do meu painho

e até dentro do balde... este foi o que mais gostei!!




Na hora de escolher as fotos, minha mãe ficou com todas... não deixou a fotógrafa deletar nenhuma fotinho minha... hihihi minha mãe é muito corujinha!

Fiquei cansado e depois das fotos fui dormir... vida de bebê não é nada fácil!!

sábado, 5 de novembro de 2011

4 meses - vacinas

Essa semana, tomei a segunda dose da vacina tetravalente. A primeira, quando tomei, foi tranquilo: não tive febre e só chorei um pouquinho com a picada da agulha. Mas a segunda...

Tive um pouco de febre (37,5 °C) e fiquei bem enjoadinho o dia todo. Não comi quase nada, recusei até o peito da mamãe. A única coisa que comi bem foram as frutinhas - maçã e pera.

Minha sorte é que minha equipe de dengo é grande e tava completa: vovó, mamãe e papai. Todos cuidaram muito bem de mim.

Mudanças na comida

Após uma consulta com a pediatra, no último dia 21 de outubro, ela liberou algumas mudanças na alimentação: tomar leite de soja, colocar engrossante no leite e comer frutinhas.

Desde então, tô tomando leite com aveia uma vez por dia e meu leite agora é misturado nan com um pouquinho de soja. Além da aveia, também tô tomando mucilon como engrossante. Só quero ver o tamanho que vão ficar as minhas bochechas e a grossura da minha perna.

Mas a grande novidade é comer as frutinhas. Após duas semanas de tentativas da mamãe, comi banana pela primeira vez dia 30 de outubro. É muito bom! Minha mãe amassa tudo num prato e me dá com uma colherzinha torta. Além de banana, já comi maçã, kiwi e pera.


No começo, faço um pouquinho de careta. Depois, quando acaba, reclamo o tempo inteiro querendo mais!


Dia das crianças

Meu primeiro dia das crianças foi muito legal! Meu pai veio de Vitória me visitar, pois o feriado caiu numa quarta. Brincamos muito! Até ganhei presente... com atraso, mas ganhei! Um lindo tapetinho com muitas atividades: música, buzinas, bichinhos de pelúcia, chocalho, espelho, etc.



Viagens de painho

Desde o final de setembro, meu pai tá indo sempre em Vitória. Tá com vida de playboy, morando perto da praia e tudo. E eu fico aqui morrendo de saudades dele.

Mas eu já arrumei uma nova estratégia para ficar perto dele: entro na mala para ir escondido.


Só saio depois de muita negociação, mas meu pai sempre me convence que não dá para ir. Durante a semana, mato as saudades dele falando pelo telefone: é só ele ligar para minha mãe que eu começo a gritar para chamar atenção.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1º Mês com a Pitita!

No dia 06/10 tive a primeira consulta com meu ortopedista após 1 mês com a minha órtese Pitita.
Papai e mamãe  me colocaram no carro e lá fomos nós para Colatina. Mamãe acha a viagem cansativa, mas eu nem percebo isto, pois quando acordo, já estou lá no consultório do meu tio Daniel.
Quando chegamos no consultório, as minhas amigas recepcionistas já pediram aos meus pais para me pegarem no colinho... foi uma farra, passei pela mão de todas e até mandei uns beijos. Só que, depois de 2 minutos que eu tava lá, papai pediu para mamãe ir atrás de mim. É isso mesmo que vocês estão pensando... papai ficou com medo de alguém me roubar no hospital! Eu e mamãe achamos muito engraçado este ciúme do meu papai.
Quando vi o tio Daniel já fui dando aquele sorrisão. Ele ficou surpreso com o meu tamanho.
Mamãe tirou a órtese Pitita e o tio Daniel disse que meus pezinhos estão muito lindos e que o tratamento está indo muito bem: o calcanhar tá encostando na botinha e o pé tá fazendo a dorsiflexão certinho. Ainda bem né, pois usar a Pitita neste calor não está nada fácil. Mamãe está cortando todas as minhas meias para que meus dedinhos fiquem fresquinhos. Neste dia fiquei sabendo que engordei 400g em 15 dias. Estou pesando 6.300 Kg.
Na volta para casa acordei em São Domingos do Norte, na metade do caminho, e fui brincando e coversando com mamãe até chegar em Nova Venécia... foi a primeira vez que viajei sem dormir! Foi muito legal!

domingo, 9 de outubro de 2011

Visitas

No últimos finais de semana (dias 24 se setembro e 01 de outubro), fui visitar minhas amiguinhas que eu já queria conhecer há um tempo. No dia 24, visitei Cecília, filha de Bruno e Fabíola, amigos dos meus pais que moram em Nova Venécia.

Cecília num era muito de papo, já que ela é nenezinha e estava com apenas alguns dias. O que ela queria mesmo era mamar, num largava o peito da mãe. Eu me lembro dessa fase, também já passei por isso. Mesmo assim, quando ficamos juntinhos, acho que rolou um clima... ela colocou a cabecinha no meu ombro e passou o bracinho no meu. Fiquei envergonhado, já que o pai dela tava junto, mas tudo bem.

No dia 01, fui visitar minha amiga Iara, filha de Grazi e Thiago que moram na Serra. Iara já está bem grandinha, batemos altos papos. Nas conversas das mães, descobrimos que eu e ela temos muitas manias e manhas em comum e que nossas mães têm várias dúvidas em comum.


Iara, por já ser coroa para mim, não me deu muita bola. Ela, por sua vez, queria pegar minha mão e colocar na boca. Mas aí eu falei: Opa, quem foi que disse epa! A mão é minha e quem coloca na boca sou eu!


Mesmo com os gritos dela (e ela grita mesmo) e o choro, me manti inflexível. Mas mesmo com isso, vi que surgiu ali uma amizade legal.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

3 meses!

No último dia 21 completei 3 meses. Coincidiu com o aniversário de São Mateus, cidade do meu avô, e foi bem pertinho do começo da primavera. Em três meses, estou mais esperto, mais risonho e cheio de manias. 

Já durmo sozinho e a noite toda, basta me colocar num lugar confortável e colocar minha chupetinha na boca. Daí eu começo a coçar o rostinho e a cabecinha e logo pego no sono!


Além disso, já levanto meu pescocinho para olhar as coisas quando estou de bruço. Pode não parecer, mas para quem tem 3 meses é uma façanha!


Também adoro bricar com meus brinquedos. Acompanho o chocalho com os olhos e tudo!

E o banho então? Eu sempre gostei, mas agora com a Pitita ficou ainda melhor. É a hora que eu tiro a botinha e faço muitos movimentos com as pernas. Elas não param! Adoro banho!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

É tempo de...

É tempo de usar sapatinho!

Minha mãe não resistiu e a primeira vez que me levou para vacinar após a cirurgia e retirada dos gessinhos, colocou logo uns sapatinhos em mim. Fiquei muito feliz e fiz muita ginástica, abrindo e fechando as perninhas, levantando-as e deixando cair. E, claro, fazendo muito charme para as fotos.




É tempo de jogar bola!

Dei vários chutes na bola que minha vó me deu. Já faço mais embaixadinhas que meu pai!



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Novos tempos

Após adquirirmos a bota Pitita, estamos vivendo novos tempos aqui em casa. É tempo de tomar banho com os pés na água. Já tomei banho no chuveiro, no tanque e minha próxima aventura vai ser o banho de balde! Só não posto fotos aqui porque não vou ficar divulgando meu corpinho por aí, né?

Também é tempo de usar o sling para ir passear:


O Sling é um pano estruturado por uma argola que fica pendurado na minha mãe. Daí é só me encaixar lá dentro e isso pode ser feito em várias posições. A que eu mais gostei foi a da foto, com as perninhas cruzadas e de frente para o movimento. A estreia do sling foi numa ida à feira perto daqui de casa.

sábado, 10 de setembro de 2011

A amiguinha órtese Pitita!

O meu tio Daniel (ortopedista) agendou para que eu colocasse a minha órtese de Dennis-Brown no dia 08/09. Fomos para Vitória buscar minha Pitita (apelido carinhoso da minha órtese). Como o papai tinha alguns compromissos aproveitamos e fomos alguns dias antes para a casa da minha tia Jackeline.


Na casa da tia Jackeline aproveitei para tomar sol e descansar bastante pois minha mãe me avisou que iria começar uma nova fase do tratamento para os meus pézinhos e que eu teria que ter muita paciência.


Depois que papai terminou seus compromissos fomos passear!

Fomos a Manguinhos:


Fomos a casa das minhas primas Zilah e Luiza.


Mamãe e papai foram visitar nossa nova casinha... eu fiquei no carro com a tia Jackeline, pois como nossa casinha está em obra não me deixaram entrar por questões de segurança. Mas de longe consegui ver o lugar que irei brincar e correr.


No hospital em Colatina, mamãe e papai me pesaram. Estou com 5.550 Kg. Estou sentindo muita saudade dos meus gessinhos... por isso, preciso de muito denguinho e colinho!


No momento de colocar a Pitita, fiquei um poquinho chateado, pois minhas perninhas e meus pezinhos estavam inchados e roxinhos por causa da cirurgia e do tempo em que fiquei sem retirar o gessinho (3 semanas). Chorei um poquinho... minha mãe tentou me dar mamá mas eu estava muito triste e não queria saber de peito... até biquinho eu fiz.

Cheguei em casa e fui descansar na caminha dos meus pais... estava muito cansado da viagem e do tempo que fiquei sentado no bebê conforto. A posição que mais me deixou confortável foi quando papai colocou um travesseiro embaixo das minhas perninhas.


Mas o lugar que mais gosto de descansar é o colinho do papai... não existe lugar melhor!


Depois que eu acordei dei muitos sorrisos e até já estou me acostumando com a Pitita...com ela sinto menos calor e durmo muito melhor!